Como investir no mercado financeiro

Escola Financeira ensina que dever ser com disciplina e cautela. Como qualquer investimento, aplicações financeiras exigem que você dedique algum tempo para escolher a opção que melhor se encaixe as suas necessidades. Quando compra um imóvel, por exemplo, você pesquisa preço, condições do imóvel, localização, enfim, você analisa o investimento antes de fechar o negócio.


Com ações, fundos ou um papel de renda fixa, o processo não deve ser diferente.
É inconcebível comprar ações de uma empresa da qual não se conhece o passado, a administração e a perspectiva de receita e lucro, assim como é um risco extremamente alto investir em CDBs (Certificados de Depósito Bancário) de um banco do qual você nunca ouviu falar.


Antes de optar por uma aplicação financeira, tome os mesmos cuidados de quando você faz compras. Procure produtos de qualidade, pesquise preço, fornecedor e, principalmente, faça muitas perguntas, até se sentir confortável em adquirir aquele produto financeiro.

PARA QUE SERVE O MERCADO FINANCEIRO?

O mercado financeiro existe para viabilizar a troca de recursos entre os diversos agentes econômicos


Pessoas, empresas e governo têm necessidades diferentes, e os instrumentos financeiros viabilizam as trocas de recursos, que vão suprir a necessidade de cada um. Alguns possuem excesso de dinheiro em caixa, outros têm falta de recursos, e o mercado financeiro nada mais faz do que ligar essas duas pontas. Por exemplo, uma empresa que deseja se expandir e não quer ou não pode gastar seus próprios recursos para promover essa expansão, pode recorrer ao mercado financeiro e captar os recursos necessários, seja emitindo ações, títulos, seja fazendo empréstimo.

QUEM SÃO OS INVESTIDORES

Os investidores podem ser divididos em dois grandes grupos: os institucionais e os individuais

Os investidores institucionais são os fundos mútuos, os fundos de pensão e as seguradoras.


Esses dois últimos, responsáveis por aplicações de longo prazo, são entidades que administram recursos que vão servir para cobrir despesas futuras, como pagamento de pensões, aposentadoria, indenização de um seguro, etc. Portanto, nesse grupo estamos falando de fundos de pensão, companhia de seguros e outros. O dinheiro que é investido pertence, portanto, a um grupo de pessoas que fazem contribuições periódicas para ter direito a usufruir desses pagamentos no futuro. As aplicações dos investidores individuais representam recursos de uma única pessoa, seja de uma pessoa física, seja de uma empresa (pessoa jurídica). O prazo das aplicações desse grupo dependerá sempre de seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você